COMO TRATAR DEPENDÊNCIA QUÍMICA COM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL - Vídeo Aulas

Conteúdo Programático de cada módulo - Clique Aqui

   Nos últimos anos a TCC - Terapia Cognitivo-comportamental cresceu e se tornou uma das psicoterapias mais utilizadas no mundo inteiro. A rápida e ampla utilização da TCC é em grande parte resultado do forte suporte empírico demonstrando sua eficácia ao tratar de pacientes sofrendo de uma grande e variada ordem de distúrbios mentais. Além disso, a TCC foi complementada por uma série de novas terapias integradas, dando-lhe mais opções e eficiência. Baseia-se, fundamentalmente, no conceito de que mudar as cognições é possível num breve tempo, o que leva a mudanças comportamentais, ou vice-e-versa.


O objetivo do CURSO COMO TRATAR DEPENDÊNCIA QUÍMICA COM TCC é proporcionar uma visão geral dos fundamentos básicos da abordagem cognitivO-comportamental, conforme pesquisada, proposta e refinada por Aaron e Judith Beck, assim como de todas as técnicas psicoterapêuticas utilizadas pela TCC, para obter resultados satisfatórios e permanentes com os clientes. 

O Curso é composto por 4 módulos e o Certificado emitido com 10 horas/aula.

O primeiro módulo - DEPENDÊNCIA QUÍMICA E TERAPIA COGNITIVO- COMPORTAMENTAL é ministrado pela profa. Leda Moysés Nobile Sarrasqueta, especialista na área com ampla formação na UNIAD da Unifesp e experiência como membro da equipe do depto. de Psiquiatria da Unifesp, comandado pelo dr. Ronaldo Laranjeira. Neste módulo é feita a introdução às drogas e suas especificações; os conceitos de uso, abuso e dependência e os fatores de risco, sociais, biológicos, psicológicos e de proteção.

   O segundo módulo - MOTIVAÇÃO E ENTREVISTA MOTIVACIONAL é apresentado pela profa. Silvia Leite Pacheco, também especialista da UNIAD e do depto. de Psiquiatria da Unifesp (equipe do dr. Ronaldo Laranjeira) já dentro do campo da terapêutica, aborda inicialmente os Estágios Motivacionais (Pré-contemplação, Contemplação, Preparação, Ação, Manutenção e Recaída) passa pelas Estratégias para evocar a discussão sobre mudanças, pelas principais técnicas da Entrevista Motivacional, terminando pela consideração sobre Armadilhas e Estratégias de Fortalecimento.

   Na terceira etapa - PRINCIPAIS TÉCNICAS E RECURSOS DA TCC PARA TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA é dividida em dois módulos, ministrados pela profa. Claudia de Oliveira Soares, especialista no assunto pela USP - Universidade de São Paulo e com larga experiência na direção de Clínicas de Recuperação, são apresentadas as técnicas da TCC mais utilizadas nas clínicas e comunidades terapêuticas. Algumas dessas técnicas são específicas para drogadictos e outras são aquelas utilizadas em geral pela Terapia Cognitivo-comportamental, com comprovada eficácia no tratamento de dependentes químicos.

Formas de pagamento:
Cartão de Crédito - 5 x R$ 100,00
Depósito ou transferência bancária - 1 x R$ 450,00

Módulos do Curso

- 1 - Dependência Química e Terapia Cognitivo-comportamental - Psic. Ms. Leda Moysés Nobile Sarrasqueta (1h15)
+
- 2 - Motivação e Entrevista Motivacional para Dependência Química - Psic. Espec. Silvia Leite Pacheco (1h21)
+
- 3 - Principais técnicas e recursos da Terapia Cognitivo-comportamental para Dependência Química - 1 (0h45)
+
- 4 - Principais técnicas e recursos da Terapia Cognitivo-comportamental para Dependência Química - 2 (1h05)
+
Como Funciona Passo a Passo Assista uma Aula Grátis