- O vírus é muito poderoso e ataca nosso corpo em diferentes áreas. O nosso cérebro é muito sensível e pode sofrer prejuízos, mesmo depois do quadro de Covid ter cessado. Então o funcionamento do cérebro da pessoa não é mais o mesmo de antes. Isso é muito sério porque a gente depende das nossas capacidades mentais pra absolutamente tudo. 

Traçando este quadro preocupante, o professor do CETCC - Centro de Estudos em Terapias Cognitivo-comportamentais Luan Carvalho abriu a live “TCC e Neuropsicologia: como avaliar e tratar dos problemas neuropsicológicos pós Covid-19?”, parte do evento AconteCETCC.  Especialista pela Faculdade de Medicina da USP e com aprimoramento pelo Beck Institute, chamou a atenção para a dinâmica das descobertas sobre as ações do vírus: “um ano atrás, a ideia de prejuízo da Covid era falta de ar, uma moleza, febre. Mas isso era antigamente” ironizou.

A coordenadora do curso de Neuropsicologia do CETCC, Camila De Masi detalhou a trilha dos conhecimentos da área no período da pandemia: “No começo a gente achava que a principal questão da doença fosse a hipóxia, a ausência de oxigênio disponível ali no corpo. Principalmente a hipóxia silenciosa, em que os pacientes não sentem, num primeiro momento, a falta de ar, têm uma dessaturação de oxigênio muito importante e isso seria uma das causas do dano neurológico e dos prováveis impactos neuropsicológicos nas funções”

- Numa outra hipótese – prosseguiu - alguns estudos apontam que o vírus está presente lá no cérebro dos pacientes mesmo pós-morte, com casos de uma infecção do sistema nervoso central, além de uma provável morte neuronal induzida pelo vírus. Aí a gente tem um quadro diferente, muito provavelmente com sequelas diferentes daqueles pacientes que sofreram só a hipóxia.

Além destas duas vias prováveis de danos, acrescentou Camila de Masi, “é uma doença que traz também alterações vasculares, de fatores de coagulação. Então a gente tem uma prevalência grande neste público de pacientes que terá eventos vasculares, e aí a gente está falando de AVE, de acidentes isquêmicos, com interrupção de fluxo sanguíneo para o tecido cerebral, e prontamente a gente já tem uma mudança no funcionamento cerebral”. 

O professor Luan Carvalho detalhou em seguida algumas alterações neuropsicológicas encontradas entre pacientes graves de Covid: “dificuldade de nomear pessoas, lugares, objetos, dificuldade de manter a atenção habitual, ou a pessoa começa a perder objetos, esquecer o nome, mas não é bem aquela dificuldade de memória, é mais uma falta de organização. Essas características, são as mais relatadas nos estudos atualizados. Mas ainda não há um consenso global do nível de impacto no cérebro. Já foi identificado recentemente o vírus ainda ativo dentro do cérebro mesmo depois da pessoa já morta”. 

- A forma como o vírus pode atacar o sistema imune – prosseguiu - também varia de pessoa pra pessoa. Alguns estudos mostram uma espécie de degeneração associada com os primeiros sintomas de Parkinson, quando tem uma mudança no olfato, mudança na coordenação motora, então a pessoa não fica mais tão flexível ou tem os momentos que trava. Além dos prejuízos a curto prazo, isso causa então uma preocupação futura como aumentar a probabilidade desses pacientes desenvolverem algum tipo de doença neurovegetativa, como Parkinson, Alzheimer e assim por diante. Tem esse alerta amarelo muito claro na literatura: vamos prestar atenção nesses pacientes, porque esse cérebro foi machucado em áreas que no futuro podem evoluir pra algo mais grave. 

A mensagem dos especialistas Camila de Masi e de Luan Carvalho é lembrar o papel da Neuropsicologia, uma especialidade que caminha entre a psicologia, a psiquiatria e a neurologia, em diferentes áreas do conhecimento, cujo principal objetivo é identificar as alterações, estudar, analisar todas as possíveis intervenções, relacionadas ao funcionamento do cérebro, que possam ajudar o paciente a viver mais e melhor.. Resumindo, uma psicologia focada na avaliação e intervenção do funcionamento cerebral.


Encontre muito mais informação nas lives de março do AconteCETCC em:

https://youtube.com/playlist?list=PLIHaneowxYAtwLCia4O-heAJBCRyQ_TcO

E você já sabe: se é TCC é no CETCC - o curso dos melhores alunos.